sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Bolinho de Chuva da Bivó (da Vovó e da Mamãe)



Essa receita pertenceu a minha Bisavó, depois a minha vó, minha mãe e hoje sou eu que tenho a honra de apreciá-la em dias chuvosos e preguiçosos!

Lembro nas férias de final de ano, quando chovia e não podíamos ir para a praia. Então minha vó e minha mãe iam para a cozinha fazer essa receita! Eu particularmente não gosto muito de banana, por isso sempre tirava o pedacinho de banana que tinha dentro, escondida, é claro, para não magoar a cozinheira!

A alguns anos atrás experimentei adaptá-la para que se tornasse vegana, e para minha alegria, o bolinho ficou igualzinho! Menos pela banana que eu retirei em segredo!

Essa é uma receita grande, para ser feita pra uma família inteira comer, ou um grupo de amigos, ou um casal muito muito guloso! Por isso se for fazer para menos gente lembre-se de reduzir a receita.



Ingredientes:

  • 2 ½ xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 200ml de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de óleo ou azeite
  • 3 colheres de chá de fermento em pó (químico)
  • 1 pitada de sal
  • Óleo para fritar
  • Açúcar e canela para polvilhar
  • Rodelinhas de banana (opcional)


Preparo:

Misture todos os ingredientes secos em uma tigela grande. Em outro recipiente misture o leite de coco e o óleo. Junte tudo e misture até a massa estar homogênea. Essa é uma massa mole, por isso se ficar muito dura adicione algumas colheradas de água.

Se você for fã de banana esse é o momento de adicionar as rodelas de banana na massa.

Com o auxílio de duas colheres retire pequenas porções de massa, com uma rodela de banana em cada uma, e cuidadosamente coloque no óleo quente. O ideal é que o óleo cubra os bolinhos, mas pode ser só até a metade deles, e depois que estiverem dourados você vira eles de lado.

Retire os bolinhos do óleo, seque em papel toalha e depois passe eles pelo açúcar com canela. Coma enquanto eles ainda estão quentinho, é mais gostoso!! Hummmmm.... fiquei com fome!

Bom apetite!

7 comentários:

Elaine disse...

Hummm... Parecem deliciosos!

União. Transcendente. 13 disse...

próximo passo lógico do veganismo é excluir alimentos que não são saudáveis. açucar, farinha branca são só uns que notei aí.

Unknown disse...

U.13, o importante do veganismo não é a saúde, é o boicote aos produtos que trazem opressão aos animais. É uma ideologia, não uma dieta. :)

Alquimias e Poesias disse...

De certo jeito, seria legal se também cuidássemos de nossa saúde, para que não ficássemos doentes e, consequentemente, precisássemos usar remédios testados em animais, etc. Parece tudo um ciclo, uma causa-e-efeito.

Unknown disse...

O fundo da receita é muito claro, não se encherga a letra direito.

Unknown disse...

Fiz e ficou delicioso. Mas os que fritei no óleo quente ficaram cru por dentro. O ideal é o óleo morno, fofo bem baixinho

Erika N.Fontes disse...

Receita falsa